quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Consciência Racista

Não existe coisa mais desagradável do que sentir vergonha alheia; pior ainda quando este tipo de sentimento vem de fatos ou pessoas, que mesmo vivendo dentro de uma realidade imposta há mais de 500 anos, ainda assim, são capazes de se auto intitularem melhores que os demais, fingindo desta maneira o esquecimento de sua própria condição histórica.


Como não achar ridículo que um brasileiro em pleno século XXI ainda se espante pelo mérito de um negro chegar ao poder?! Imposta ou não, a questão é que a libertação de nossos irmãos cidadãos há muitos e muitos anos que já chegou, e desmerecer este fato é que seria algo extremamente extraordinário.

Já está passando da hora da maioria dos brasileiros perceberem que somos sim todos iguais perante os nossos direitos e deveres. Não é uma exceção, e sim uma regra que deve ser sempre seguida independente de nossa etnia ou classe social.

A questão a ser refletida não é a predominância da cor, e sim a capacidade de gestão, a capacidade intelectual, a capacidade de chegar ou não a um determinado posto. E neste quesito o senhor Joaquim Barbosa mostrou que é tão competente quanto o seu antecessor.
 
Simbolizar a habilidade de um homem por meio da tonalidade de sua pele não engradece o seu potencial, mas enaltece o preconceito.


Nenhum comentário: