Se há uma coisa que o brasileiro gosta é de uma boa festa junina; e aqui no Maranhão não é diferente. Considerado um dos estados que possui uma das maiores manifestações populares deste gênero, o Maranhão se destaca por sua diversidade e pela beleza de suas brincadeiras.
Entre elas está o bumba meu boi que durante todo o mês de junho e julho atrai não somente os maranhenses, como também muitos turistas, que encantados por suas toadas, dançam e cantam até o amanhecer.
Nesse compasso simetricamente coreografado, histórias de antepassados de uma rica região do Nordeste são contadas ao som das matracas, de zabumbas, de orquestras e pandeirões; e acompanhadas de geração a geração que encantadas voltam a repetir a mesma lição.
Com seus adereços pesados e bem trabalhados, estes soldados do folclore se espalham em grupos por toda a cidade disseminando alegria e simpatia por onde passam.
E, é assim todo ano até a hora da morte do boi, que no ano que vem renasce para morrer novamente com orgulho nos arraias do Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário