segunda-feira, 9 de abril de 2012

Prometo não cumprir!


É isto aí! Mais uma segunda-feira chegando e com ela as famosas promessas que a grande maioria de nós repetidamente fazemos em todo o início de semana. É um “eu prometo fazer àquela dieta”, um “eu prometo estudar mais”, um “eu prometo não enrolar o chefe no trabalho”, um “eu prometo manter meu corpo em movimento” naquela academia localizada bem no fim da rua da nossa casa, e por aí vai.

Com tantas promessas rogadas já deu tempo suficiente de nós, meros mortais, termos canonizados a “santa segunda-feira” como a padroeira com o maior número de seguidores no mundo inteiro. Digo isto, pois a fé neste dia é tanta que até quem não tem religião já se arriscou a se esforçar para ter alguma coisa ou alguém.


A questão é que toda beatificação só se confirma se o “pagador da promessa” se responsabilizar em cumprir a penitência com determinação.


E, é nesta hora que nós sem muita força de vontade acabamos caindo em tentação e sem perceber colocamos tudo a perder no primeiro empecilho que aparece a nossa frente. O pior de tudo é que para justificar o eterno ato falho nós usamos de uma “cara de pau” tão sem vergonha nenhuma que não hesitamos em afirmar falsamente que amanhã (só Deus sabe quando?!) tudo vai ser diferente.


E, é neste estica e puxa de mais um dia que o tempo vai passando e nada vai mudando. Pelo contrário, em alguns casos o atraso da promessa acaba acarretando problemáticas bem maiores e piores que mesmo a gente tentando reverter o quadro acaba não fazendo diferença alguma.


Então o que fazer para lograr êxito e se “estufar” de orgulho por ter o objeto do seu desejo ao seu alcance? Ora! Vai se fazer de desentendido e dizer que não sabe? Pois bem! Se você diz que não tem a mínima ideia eu finjo que acredito e te respondo sem rodeios: disciplina.


Isto mesmo! Disciplina não só nas primeiras horas comerciais da segunda-feira, mais também em todos os outros dias das outras semanas que virão dos próximos meses do corrente ano.


Escrevendo assim parece uma tarefa fácil, todavia, tenho consciência de que todo o começo é difícil, e que muitos obstáculos irão surgir no caminho. Porém é necessário ser persistente e acreditar que tudo vai dá certo, pois só assim a gente consegue reunir forças suficientes para levantar com disposição, enfrentar e “matar um diferente leão todo santo dia”.

Bem, se tudo o que escrevi te causar uns dez por cento de empolgação já me sinto satisfeita por ter tornado a tua “santa segunda-feira” um pouco mais eufórica e quem sabe até um pouco mais produtiva daqui pra frente. Mas antes de me despedir posso te fazer um pedido? Só para não perder o hábito me promete não fazer promessas que de fato não irá cumprir no final das contas?! Promete?

Nenhum comentário: